Politica e Religião

As relações políticas, sociais, cívicas, não podem ser orientadas pelas opções religiosas. Os Estados democráticos são Estados laicos.
Todos devemos ser iguais diante das leis, sem influência de nossas opções individuais tais como religiosas, opção sexuais, diferenças étnicas, etc.
Um Estado democrático, republicano, é um Estado laico e não religioso, nem étnico. Que não estabelece diferenças nos direitos pelas opções privadas das pessoas. Ao contrário, garante os direitos às opções privadas das pessoas.
Nestas deve haver a maior liberdade, com o limite de que não deve prejudicar a liberdade dos outros de fazerem suas opções individuais e coletivas.
Somos diversos nas nossas opções de vida, mas devemos ser iguais nos nossos direitos como cidadãos.
Por razões de sua religião, pessoas podem optar por não fazer aborto, por não se divorciar, por não ter relações sexuais senão para reprodução, por não se casar com pessoas do seu mesmo sexo. São opções individuais, que devem ser respeitadas, por mais que achemos equivocadas e as combatamos na luta de ideias. Mas nenhuma religião pode querer impor suas concepções aos outros – sejam de outras religiões ou humanistas.
Bem vamos primariamente saber o que é "politica" o significa desta palavra segundo a nossa pesquisa na internet foi a seguinte.
A palavra tem origem nos tempos em que os gregos estavam organizados em cidade-estado chamadas "pólis", nome do qual se derivaram palavras como "politiké" (política em geral) e "politikós" (dos cidadãos, pertencente aos cidadãos), que se estenderam ao latim "politicus" e chegaram às línguas europeias modernas através do francês "politique" que, em 1265 já era definida nesse idioma como "ciência dos Estados".
O termo política é derivado do grego antigo πολιτεία (politeía), que indicava todos os procedimentos relativos à pólis, ou cidade-Estado. Por extensão, poderia significar tanto cidade-Estado quanto sociedade, comunidade, coletividade e outras definições referentes à vida urbana.
E qual é o significado da palavra "religião" em nossa pesquisa.
É um conjunto de sistemas culturais e de crenças, além de visões de mundo, que estabelece os símbolos que relacionam a humanidade com a espiritualidade e seus próprios valores morais.
Muitas religiões têm narrativas, símbolos, tradições e histórias sagradas que se destinam a dar sentido à vida ou explicar a sua origem e do universo.
As religiões tendem a derivar a moralidade, a ética, as leis religiosas ou um estilo de vida preferido de suas ideias sobre o cosmos e a natureza humana.
A palavra religião é muitas vezes usada como sinônimo de fé ou sistema de crença, mas a religião difere da crença privada na medida em que tem um aspecto público.
A maioria das religiões têm comportamentos organizados, incluindo hierarquias clericais, uma definição do que constitui a adesão ou filiação, congregações de leigos, reuniões regulares ou serviços para fins de veneração ou adoração de uma divindade ou para a oração, lugares (naturais ou arquitetônicos) e/ou escrituras sagradas para seus praticantes. A prática de uma religião pode também incluir sermões, comemoração das atividades de um deus ou deuses, sacrifícios, festivais, festas, transe, iniciações, serviços funerários, serviços matrimoniais, meditação, música, arte, dança, ou outros aspectos religiosos da cultura humana.
O desenvolvimento da religião assumiu diferentes formas em diferentes culturas, algumas religiões colocam a tônica na crença, enquanto outras enfatizam a prática, algumas religiões focam na experiência religiosa subjetiva do indivíduo, enquanto outras consideram as atividades da comunidade religiosa como mais importantes.
Algumas religiões afirmam serem universais, acreditando que suas leis e cosmologia são válidas ou obrigatórias para todas as pessoas, enquanto outras se destinam a serem praticadas apenas por um grupo bem definido ou localizado. Em muitos lugares, a religião tem sido associada com instituições públicas, como educação, hospitais, família, governo e hierarquias políticas.
Bem a igreja e o estado são dos governos de Deus distintos, ou seja, cada um tem o seu proposito ou funcionalidade diferentes, quem tem obrigações políticas são os cristãos já a igreja tem obrigações sociais e políticas por esta inserida no estado.
Como você pode observar, a política está inserida na igreja de um modo indireto o mesmo acontece na política, isso em um Estado laico como é o nosso caso.
Na igreja cristã as leis são prescritas por Deus nas sagradas escrituras. Ou seja, em toda religião existe leis ou regras a serem seguidas.
Já na política as leis são criadas para todos os indivíduos independentes de suas crenças ou regras religiosas, existe um texto na bíblia que diz dar s Deus o que é de Deus e a Cesar o que é de Cesar. Ou seja, temos obrigações para com a nossa religião e também com o Estado ou governo.
A frase política e religião não se mistura é uma frase mal construída já que elas estão de uma forma interligada.
O Estado é responsável pela organização de todo território, a igreja tem responsabilidades sociais e culturais na forma espiritual, ela não pode está focada em ideologias, sua principal função é aproximar o ser humano daquilo em suas crenças são baseadas.
Espero que este artigo possa de alguma forma ter ajudado

Um forte abraço

Nenhum comentário :

Postar um comentário